segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RESAL - Apresentação


A Rede Solidária de Alimentos – RESAL é uma iniciativa de abastecimento, segurança alimentar e nutricional.

A RESAL pode ser compreendida como uma ação de apoio ao combate da exclusão social, atuando no sentido da redução de sua forma endêmica, causada pela fome, pelo desemprego, pela violência, enfim, pela quase absoluta falta de perspectiva de uma vida constituída com base nos princípios dos direitos humanos e da cidadania.

Criada para ser um importante instrumento de luta contra o desperdício e diminuir o abismo da desigualdade social, minimizando os efeitos da fome e da desnutrição a RESAL atua de modo complementar na alimentação, sem a pretensão de assumir ou responder integralmente pela demanda atual, nem ser substituto de programas semelhantes já existentes, ao contrário, tem como um dos seus objetivos integrar-se às ações já existentes.

Composta por representantes da sociedade civil organizada e por representantes do poder público nas esferas municipal, estadual e federal, a RESAL atua na articulação de ações de convênios, arrecadação, recebimento e distribuição gratuita de alimentos em perfeita condição de consumo.

Nos Pólos de Distribuição, os produtos são recebidos, selecionados, separados em quantidades próprias, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades cadastradas (creches, asilos, casas de apoio, comunidades terapêuticas e outros). Mas o trabalho da RESAL vai além de intermediar a doação de alimentos. Uma equipe formada por técnicos e nutricionistas, trabalha junto às instituições beneficiadas promovendo orientações quanto à manipulação e aproveitamento total dos alimentos, avaliação nutricional, palestras educativas na área de saúde e cidadania.

A tarefa de combater a fome é o desafio colocado para toda a sociedade e exige um compromisso de todos. O que significa dizer que, além da adoção de políticas públicas e estratégias de combate e erradicação da pobreza, é condição indispensável que Estado, iniciativa privada e o terceiro setor trabalhem juntos e de forma solidária para garantir o aceso de todos às condições mínimas necessárias para uma vida digna.

Seja você também um parceiro da RESAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário