RELATÓRIO DE REUNIÃO RESAL - GRUPO 2
DATA: 18 DE SETEMBRO DE 2009 – 14h00
LOCAL: IGREJA CRISTÃ ÁGUA VIVA – Rua Maria Lícia B. Ayres 73 – Hauer
PARTICIPANTES: 31
INSTITUIÇÕES E REPRESENTANTES PRESENTES:
Entidades | Representantes | |
1 | Assistência e Promoção Social Exército de Salvação | Major Luiz Carlos de Souza Barbosa |
2 | Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cássia | Nezita Blansky Kleinke e Sérgio |
3 | Associação de Moradores Nucleo Hab. Eucaliptos | Sofia Taborda Ribas |
6 | Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário | Herbert Schimidt Santana |
7 | Centro Alternativo de Atendimento Infantil AMOAB | Antonio Carlos Xavier |
8 | Centro de Des. Integral Recanto Esperança | Eliandro dos Santos Viana |
9 | Centro de Educação Infantil Brilho do Sol | Ana Maria Toledo de Carvalho |
10 | Centro de Ed. infantil Celíria Pimentel de Carvalho | Ana Maria Toledo de Carvalho |
12 | Centro de Educação Infantil Raio de Sol | Ana Maria Toledo de Carvalho |
13 | Centro de Educação infantil Santo Antonio de Pádua | Catarina da S. Domingos |
14 | Centro de Educação Infantil Sol do Amanhã | Ana Maria Toledo de Carvalho |
15 | Lar das Meninas Jardim Pinheiros | Franciele Frandoloso |
16 | Lar do Meninos do Xaxim | Franciele Frandoloso |
17 | Lar Sião e casa Betânia | Ana Maria Toledo de Carvalho |
18 | Legião da Assistência Missionária | Frei Yago |
20 | Sociedade Santa Tereza de Jesus | José de Souza |
Instituições e Órgãos Públicos | Representantes | |
21 | RESAL – REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS | Ubiratan da Silva |
22 | SETP – SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL | José Carlos dos Santos Júnior |
23 | SETP – SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL | José Luiz Negrini |
24 | EMATER – FAZENDA RIO GRANDE | Mário Donizete da Silva |
25 | EMATER - ARAUCÁRIA | João Batista Marinho |
26 | EMATER - ARAUCÁRIA | Doraci de Paula Souza Mota |
27 | ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE ARAUCÁRIA | Luiz Krzyzanowski |
28 | AGRICULTOR FAMILIAR | Maria Luci Delong |
29 | AGRICULTOR FAMILIAR | Miguel Rudesh |
30 | PREFEITURA MUNICIAL DE CURITIBA - SMAB | Débora Ribas Sugai |
31 | PREFEITURA MUNICIAL DE CURITIBA - SMAB | Leandro Henrique Nogueira |
FALTAS: 4
Entidades que faltaram à reunião:
- Ação Batista no Boqueirão;
- Associação de Amparo ao idoso São Sebastião;
- Centro de Educação Infantil José de Paiva Neto;
- Rocha Viva Promoção Social;
PAUTA DA REUNIÂO:
- AVALIAÇÃO – Quantidade e qualidade dos produtos recebidos do "Compra Direta".
- RESPONSABILIDADES DAS ENTIDADES BENEFICIADAS;
- PENDÊNCIAS JUNTO A SETP
- ENCAMINHAMENTOS
ATA DE REUNIÃO:
A reunião de trabalho do Grupo 2 da RESAL, contou com a presença dos representantes das instituições beneficiadas, representantes da Associação dos Agricultores de Araucária, representantes da SETP - Secretaria do Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social destaque para a presença Sr. José Roberto dos Santos Júnior, Coordenador do Compra Direta PR, Representante da EMATER de Fazenda Rio Grande, Representantes da EMATER de Araucária, Representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba – SMAB/Boqueirão, e o Coordenador do Comitê Gestor da RESAL e representante do Grupo 1, Sr. Ubiratan da Silva.
Foram discutidos os assuntos em pauta com o objetivo de reforçar e alavancar as atividades de coordenação e logística do Grupo 2, ressaltar algumas responsabilidades das entidades beneficiadas e avaliar quanto à qualidade e quantidade dos alimentos que estão sendo distribuídos. Oportunamente ouvimos o Sr. Júnior elucidando a funcionalidade e o andamento do Programa Compra Direta em nossa região.
1. AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA
No que diz respeito à avaliação de quantidade, foi relatado pela maioria dos presentes que a quantidade recebida de alimentos (folhas) esta excedente, gerando dificuldade para consumir dentro do prazo válido para não estragar.
Quanto à avaliação de qualidade foi unânime o relato das entidades o conceito dado como excelente para o estado dos produtos recebidos.
Segue abaixo um gráfico contendo amostragem da avaliação quantitativa e qualitativa realizada na reunião:
Por parte dos agricultores e produtores foi justificado o envio excessivo de folhas pelo atraso no início do programa (De Junho adiado para Agosto) e a responsabilidade no cumprimento de entrega da quantia necessária até o prazo final.
Foi apresentado um relatório gráfico dos alimentos que já foram recebidos e o mapa da distribuição.
*Mapa da Distribuição dos Alimentos por entidade, segundo o número de atendimento e refeições diárias:
RESPONSABILIDADES DAS ENTIDADES
Foi reforçado às entidades participantes do Grupo 2, as devidas responsabilidades de cada uma, para o bom andamento do Programa:
Fica acertado em reunião com o Grupo 2 da RESAL que são de inteira responsabilidade das entidades:
1. Respeitar os horários de entrega dos produtos, prazo máximo 11h:30min;
2. Cuidado com as caixas, mantendo-as limpas e em perfeito estado, qualquer estrago ou desvio de caixa o ônus é da entidade que faz uso das respectivas caixas;
3. O valor mensal da contribuição voluntária é de R$ 50.00, para a organização e manutenção da logística de recebimento e distribuição dos alimentos às vinte entidades e limpeza do local cedido pela Paróquia Nossa Senhora das Vitórias onde é feito o trabalho.
4. É responsabilidade do representante da entidade participante, assinar os termos de recebimento que são anexados às notas fiscais dos produtores. O atraso na assinatura implica no não encaminhamento das Notas a SETP e, por conseguinte o não pagamento aos produtores. Por tamanho transtorno que compromete todo o programa, chegando até o cancelamento do mesmo, reiteramos a necessidade de grande atenção e responsabilidade dos representantes à esta questão.
5. É de fundamental importância a participação das entidades nas reuniões regulares do Grupo 2 da RESAL. As reuniões têm caráter de transparência e prestação de contas, tanto das entidades beneficiadas quanto do Comitê gestor. Assuntos de interesse são abordados, relatórios são apresentados, dúvidas são sanadas, sugestões são encaminhadas exclusivamente nas reuniões.
O bom andamento e a continuidade do programa, depende do cumprimento das devidas responsabilidades por parte de cada entidade beneficiada.
3. PENDÊNCIAS
As pendências junto a SETP estão em grande parte solucionadas e ao que tudo indica o ritmo de trabalho vai transcorrer muito bem com a colaboração de todos.
4. ENCAMINHAMENTOS:
Ficou decidido que há disponibilidade de ceder alimentos remanescentes para o grupo 1 com intuito do melhor aproveitamento dos alimentos e extinção do desperdício.
O blog da RESAL, http://resal-curitiba.blogspot.com/ foi criado pelo voluntário Jonathan Anchieta para servir como ferramenta de visibilidade do trabalho na web, meio de comunicação e prestação de contas. As entidades têm a liberdade de repassar conteúdo para o blog, sobre a importância do Programa no trabalho realizado pela entidade, isso em forma de depoimentos, informativos ou imagens. Estes podem ser enviados para o e-mail pr.eliandro@aguaviva.com.br
Curitiba, 18 de setembro de 2009.
Aline Anchieta Pego
Secretária de Ata.
Eliandro Viana
Coordenador de Logística e Distribuição Grupo 2
*ANEXO - ABAIXO
FOTOS DA REUNIÃO:


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