Circular 04/2011 Curitiba, 12 de dezembro de 2011.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Informativo de Férias
Circular 04/2011 Curitiba, 12 de dezembro de 2011.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Vídeo Institucional
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Matéria sobre a RESAL na Gazeta do Povo
Vejam a matéria sobre a RESAL - Rede Solidária de Alimentos na Gazeta do Povo desta segunda-feira dia 20 de junho. Este é o resultado de todo esforço de vocês e suas respectivas Organizações que fazem parte da Rede e que tem aquecido a chama do trabalho em REDE na luta pela Segurança Alimentar e Nutricional em Curitiba e RMC!
Investimento e credibilidade que vem facilitando e articulando um belo trabalho em REDE, que tem beneficiado nestes últimos 3 anos mais de 20 mil pessoas em Curitiba e RMC, distribuindo aproximadamente 360 toneladas de alimentos para mais de 60 organizações sociais.
Acessem o link, leiam a matéria e assistam os vídeos:
http://www.gazetadopovo.com.br/rotadasolidariedade/info_rotadasolidariedade.html
Alimento fresco na porta certa
Na rede solidária que atende grande parte da população de Curitiba e da região metropolitana, que recebe até 25% do valor do salário mínimo, tem de tudo. Entidades filantrópicas, governamentais e não-governamentais, religiosas ou não que comungam a mesma vontade: ajudar o próximo e dar condições de uma vida melhor. Entre as que mais distribuem estão a Rede Solidária de Alimentos (Resal) e Ação Social do Paraná. Ambas fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.
Pastor Eliandro Vianna
O trabalho semanal realizado pela Rede Solidária de Alimentos (Resal) já beneficiou 80 instituições, desde 2009. Atualmente, são 63. Em três anos, mais de 20 mil pessoas se beneficiam direta e indiretamente do programa que pretende mais do que doar alimentos. Quer discutir a questão da fome e garantir o direito humano e a alimentação adequada. Fazem plenárias que ajudam a alinhar a rede. “A sociedade civil tem que dar sua contrapartida”.
Érika Benke Prudêncio, 30 anos
Quando estava nu, me destes de vestir... Quando estava com sede, me destes de beber... é versículo é lembrado por Érika como sendo o resumo do trabalho desenvolvido pela Resal. Atualmente, são 22 jovens atendidos. Á frente da Fazdi, desde 2002, Érika aponta a qualidade da alimentação como o diferencial. Além disso, a mudança de comportamento dos atendidos. Também faz a diferença no tratamento. A comunidade terapêutica atende adultos com idade entre 18 e 59 anos de Curitiba e região metropolitana.
João Acir Gonçalves, 34 anos
Pastor responsável pela Comunidade Terapêutica Fazendo a Diferença (Fazdi). A história de João poderia ser igual a de outros Joãos que estiveram envolvidos com drogas. Porém, o internamento em 2004 na comunidade que hoje atua diletantemente como voluntário o fez mudar sua perspectiva de vida. Durante o tratamento, em 2004, resolveu a ajudar moradores de rua e crianças durante dois anos. E daí não parou mais. Ganhou uma bolsa de estudos e quando acabou o curso aceitou o convite para dedicar-se em tempo integral.
Kátia Regina Kleinke Jede
Presidente da Associação das Abelhinhas Santa Rita de Cássia, no Hauer. A instituição, que existe há 45 anos, atende, atualmente, 153 crianças de 4 meses a 6 anos, com ensino integral. São crianças carentes vindas de bairros do entorno do Hauer, mas também da região metropolitana. Há dois anos, participa da Resal como uma das instituições atendidas pela rede.
Débora Raquel Ribas Sugai, assistente social, 50 anos
É considerada a madrinha no projeto. Faz parte da Secretaria Municipal do Abastecimento e percebe que os ganhos são para todos. “A parceria deu certo”.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Encontro Pré Conferência Municipal de SAN

Ofício 001/11
Para: Instituições não governamentais da Regional Boqueirão
Assunto: 1° Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
De: Secretaria Municipal do Abastecimento Regional Boqueirão
· Estatuto.
· Ata da última eleição.
· Cópia do CNPJ.
· Certificado do COMTIBA ou CMAS.
Local: Auditório II da Rua da Cidadania do Boqueirão (Terminal do Carmo)
Data: 12 de maio (quinta-feira)
Horário: 09h30min
(41) 3313-5518 / 5519
E-mail: regsmabboqueirao@smab.curitiba.pr.gov.br
Atenciosamente,
Débora Ribas Sugai
Chefe de Núcleo
terça-feira, 19 de abril de 2011
Audiência com o Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social

No dia 14 de abril às 10h e 30min da manhã, o Comitê Gestor da RESAL – Rede Solidária de Alimentos esteve em uma reunião com o Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Sr. Claudio Romanelli em seu gabinete a Rua Pedro Ivo 750.
Estavam presentes na reunião:
Membros do Comitê Gestor da RESAL:
1. Eliandro Viana;
2. Ubiratan da Silva;
3. Erika Benke Prudêncio;
4. Major Luiz Carlos de Souza Barbosa;
5. Cândido Mariano Pench;
6. Débora Ribas;
7. Leandro Nogueira;
8. João Batista Marinho
1. Secretário de Estado Sr. Claudio Romanelli;
2. Coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sra. Mirian
O objetivo da reunião era:
Primeiro de fazer uma apresentação formal da RESAL, seu histórico, sua composição, sua atuação e seus desafios ao novo Secretário de Governo.
Segundo pleitear um aditivo financeiro ao projeto que está sendo executado este ano, para que possamos viabilizar apoio as organizações sociais até dezembro sem interrupções.
O comitê Gestor apresentou o trabalho que a RESAL vem desenvolvendo desde 2009, falou dos desafios enfrentados e do diferencial de articulação e trabalho em Rede que fortalece e maximiza o trabalho de cada organização social que está servindo para transformar vidas e comunidades socialmente vulneráveis.
O Sr. Eliandro Viana, destacou a importância do trabalho em Rede para tornar conhecido aos gestores e líderes das organizações sociais os programas e as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. A execução do Programa Compra Direta, tem facilitado o desenvolvimento de um trabalho em Rede, que por sua vez, tem conectado o Produtor Rural, os Técnicos da EMATER, os Gestores Municipais e Estaduais e as Organizações da Sociedade Civil, clarificando ou popularizando com essa conexão os princípios e práticas das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Este tem sido nosso desafio Sr. Secretário, e não queremos diminuir o ritmo da caminhada, queremos avançar nesta perspectiva e por isso precisamos do apoio e da ajuda desta gestão da SETP.”
O Secretário recebeu o Comitê Gestor da RESAL com muito respeito e com muita prontidão em apoiar e facilitar o trabalho da Rede. Destacou a relevância das ações e da caminhada da RESAL.
Será avaliada com devida atenção a possibilidade de um futuro aditivo de 20% do valor do projeto e a RESAL tem sido muito bem avaliada pela qualidade e diferencial na execução do Compra Direta PAA.
Aproveitamos para entregar as NF dos produtores fornecedores de Fazenda Rio Grande e Araucária, com os termos de aceitabilidade, para que o mais rápido possível os produtores comecem a receber pelos produtos que já foram entregues.
A RESAL continua sua caminhada, aprendendo e servindo para promover Segurança Alimentar e Nutricional.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Notícias RESAL 12.04.2011
